18 outubro 2013

Resenha - O menino do pijama listrado - John Boyne


Boa noite pessoal!!
Hoje trouxe um livro muito bacana, que no ensino médio despertou em mim um interesse pela história da Segunda Guerra Mundial.




Nº de páginas: 186
ISBN: 978-85-359-1112-1
Autor: John Boyne
Sinopse: É muito difícil descrever a história de O menino do pijama listrado. Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada sobre a trama.
Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora este livro não seja recomendado a garotos de nove anos).
E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca.
Cercas como essa existem no mundo todo.
Esperamos que você nunca se depare com uma delas.




A história se passa em tempos da Segunda Guerra Mundial.
Bruno, um menino de 9 anos, muito inteligente, recebe a notícia de que vai ter que se mudar para Haja-Vista, pois seu pai foi promovido no "trabalho". Logo de cara ele vê milhões de defeitos na casa, era isolada, o que significava não ter com quem brincar,  ainda revoltado por ter que ficar ali, ele olha pela janela do quarto e se sente inseguro pelo que vê.
Ele adorava explorar, e aquela casa era um prato cheio, chegou até a cerca que tinha avistado da janela, andou por muito tempo e não avistou ninguém, até que quando estava quase desistindo encontrou um menino.
O menino do pijama listrado, Shmuel, vestia as mesmas roupas que todos usavam daquele lado da cerca, ele tinha um rosto sofrido e era muito magro, a sua tristeza era evidente.
Bruno e Shmuel, conversaram pouco no primeiro dia, mas não demorou muito para Bruno voltar. Eles passaram a se ver sempre e até comida Bruno trazia para o novo amigo, assim foi durante um ano.
Até que a mãe de Bruno lhe da a noticia de que vão voltar para a casa de Berlim, para se despedir do amigo ele decide passar para o outro lado da cerca, e descobre um mundo muito diferente do seu.
O final da história é emocionante e incrível.
O livro mostra que mesmo quando o mundo está em guerra a inocência de duas crianças é capaz de criar um laço forte de amizade e companheirismo. Com certeza se mantivéssemos essa inocência muitas guerras poderiam ser evitadas. Afinal, diferenças existem em todo lugar e é preciso aprender a conviver com elas. 

O livro é curtíssimo, muito fácil de ler.
Coloque ele na lista das leituras, pois vale a pena mesmo!  
Filme e livro, ambos são lindos.

Até a próxima!




4 comentários:

  1. Olá.
    Gostei da sua resenha. Eu já li esse livro e virou um dos meus favoritos. O autor tem uma escrita muito agradável. O livro nos traz muitas lições.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou de nossas resenhas!
      Continue comentando!
      beijos!

      Excluir
  2. Eu gostei da resenha e me deu muita vontade de ler.
    Terminei ontem ' culpa é das Estrelas e me senti muito emocionada, foi emoção das primeiras as últimas paginas do livro.

    Bom dia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vania!
      Que bom que gostou de nossa resenha!
      Obrigado por comentar e por acompanhar as nossas resenhas!
      Beijão

      Excluir