10 setembro 2013

Resenha do livro - Como Eu Era Antes de Você – Me Before you Jojo Moyes


                    Olá pessoal! Ainda estou acertando a mão, pois faz muito tempo que não escrevo, comentem se gostaram combinado? haha
                     Com certeza vai ficar na lista de livros que acrescetaram na minha vida. Eu e a Nah (Ana Paula) temos o costume de fuçar muito nas livrarias para achar a próxima leitura, foi assim que encontrei Como eu era antes de você, de inicio a Ana queria porque queria que eu comprasse para que ela lesse, no final ela leu e nem se empolgou tanto quanto eu. (haha) Eu sei que existe aquele velho ditado que não se deve julgar um livro pela capa, mas, eu julguei e gostei do que vi, gostei do que li, e estou apaixonada até hoje. Se você for ler, PREPARE-SE para muita emoção e uma mudança na percepção em alguns aspectos da vida. Acho que esse é o papel de um bom livro, tocar o leitor de uma forma que a lição fique. Esse livro conseguiu.
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
                       Bom, vamos ao que interessa. A história é contada a maior parte do tempo pela Louisa Clark, Lou leva uma vida resumidamente pacata e sem graça, aquele tipo de vida que a maioria das pessoas leva e nem se dá conta disso. Uma jovem de 26 anos sem perspectiva de vida, sem alegrias, tudo o que Louise vive é a rotina, seu trabalho, sua família, seu namoro, seu quarto pequeno que mal da pra se mover. Ela nunca saiu da cidadezinha de onde nasceu. Um mundo muito limitado, Louise se quer tem tempo para parar e pensar no que quer para o futuro, ela não consegue enxergar o futuro, tudo o que vê é a mesma vida sem graça de sempre. Não que ela esteja triste com isso, o fato é que ela se quer percebe essa realidade, o que é muito pior. Até que Louise se vê desempregada, o café que trabalhou durante muito tempo tem que fechar as portas, não sabendo o que o fazer, se coloca numa busca por emprego, pois sua família precisa muito de ajuda financeira.
                    ENFIM Louise vai sair da zona de conforto. Depois de muito procurar, ela encontra uma vaga descrita como “ cuidados e companhia para deficiente físico”. Mal sabe ela que sua vida está para mudar completamente. Lá ela encontra Will Traynor, definitivamente o oposto de Louise, ele é inteligente, viajado, rico e tudo de bom, faltam lhe adjetivos para descreve-lo,  um acidente horrível muda sua vida para sempre, logo depois se vê numa cadeira de rodas, e com isso acha que perdeu o sentido da vida, se tornou um carrancudo amargurado que trata mal todos a sua volta. Lou, não fica fora dessa parte mal tratada, ele a destrata para que ela vá embora assim como várias que já passaram por ali para cuidar dele. Mas com o tempo, eles vão se conhecendo fazem amizade, juntos a vida deles parece muito mais leve. Mas como felicidade de pobre dura pouco, Lou descobre que Will deu 6 meses para a sua família, ele planeja ir para uma casa “Dignitas” que nada mais é um lugar onde se pode “descansar”; morrer; Will estava determinado. Os seis meses seguintes foram dedicados a um plano infalível da família de Will e Lou para faze-lo desistir dessa história de Dignitas. Lou o leva para lugares legais, eles realmente se divertem, se adoram, se apaixonam. O amor que eles tem um pelo outro fica evidente. Em especial em um trecho do livro que a Lou conta uma história a Will. “...Contei a história de duas pessoas. Duas pessoas que não deviam se encontrar e que não gostaram muito um do outro quando se conheceram, mas que descobriram que eram as duas únicas pessoas no mundo que podiam se entender. Contei as aventuras que tiveram, os lugares onde foram e as coisas vistas que nunca esperaram ver. Conjurei para ele céus cheios de raios, mares iridescentes e noites repletas de risos e piadas bobas. Desenhei para ele um mundo, distante de uma área industrial suíça, um mundo onde ele ainda era de algum modo, a pessoa que queria ser. Mostrei o mundo que ele tinha criado para mim, cheio de encantos e oportunidades. Deixei que soubesse que uma mágoa tinha se curado de um jeito que ele não podia imaginar,e que só por isso eu estaria para sempre em divida com ele.”
                      O final do livro reserva muita surpresa e emoção, mas isso vocês só vão saber lendo, afinal perde a graça se eu contar. Prepare seus lenços, eu chorei até pra fazer a resenha ;) kkk
 E é isso. Eu me diverti muito, a leitura é fácil, me emocionei, e aprendi que apesar de tudo o que temos mesmo é apenas o hoje. Um dos melhores livros que saboreei.
                      
                      Espero que gostem!! Beijos, até a próxima :*

debora brito

2 comentários:

  1. Gostei muito da forma como foi exposto o enredo, conseguiu cativar quem lê, continue assim que vai arrebanhar muitos leitores :)

    ResponderExcluir