06 novembro 2013

Livro versus mídia: Drácula

Boa noite galera! Tudo bem?
Hoje vamos falar sobre algo todos aqui devemos amar Livros e Cinema...E vamos começar com um clássico digamos que foi o primeiro filme inspirado em um livro e espero que todos gostem.

Drácula (em inglêsDracula) escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, é um romance de 1897 e em 1922 foi fonte de inspiração para a criação do filme Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens  (no Brasil Nosferatu) é um filme alemão dirigido por  F. W. Murnau. Embora o roteiro ter sido alterado nos nomes dos personagens e local da história, pois os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra. Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou a destruição das cópias do filme, mas algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e estão hoje em dia disponíveis em versões restauradas.

Drácula: O livro é encaixado em vários gêneros, como, literatura de vampiros, ficção, romance, embora o autor não tivesse interessado em criar um vampiro, mas o romance acabou sendo de imensa popularidade e foi responssável por grandes peças de teatro, cinema e televisão.


SinopseUm jovem corretor de imóveis londrino é enviado para a Europa central pelo seu chefe para negociar com um nobre romeno interessado em adquirir uma propriedade na Inglaterra. Chegando lá, o negócio se concretiza, apesar de estranhos fatos que, a pouco e pouco, aterrorizam o pobre funcionário. De volta à Londres, o rapaz percebe uma correlação entre preocupantes acontecimentos noticiados pela imprensa local, tristes ocorrências no seu círculo de amizades e a chegada do nobre à cidade. O nobre se chama Conde Dracula. O grupo de amigos, dentre os quais se destaca o médico Seward e seu ex-professor dos tempos de faculdade, Dr. Van Helsing, se organizam para desarticular o plano de Dracula, interessado em reproduzir na maior cidade de então o mesmo domínio que exerce sobre os habitantes da Transilvânia. Jonathan Harker, o corretor que se hospedou no castelo de Dracula, e sua noiva, Mina, também participam da caçada ao vampiro. A segunda metade do livro é extremamente ágil, sendo normalmente lida em um só fôlego. 

Nosferatu: É uma espécie de adaptação não autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é possivelmente o principal representante do movimento cinematográfico conhecido como Expressionismo Alemão, e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra. A maior curiosidade do filme é que todo o elenco achava que o ator principal Max Schreck era realmente um vampiro, pois como era o seu primeiro trabalho como ator, e ele realmente encarnou o personagem e por ordem do diretor ele aparecia para as filmagens já caracterizado, fazendo com que todos os outros atores e  acreditassem que ele fosse um vampiro.

Sinopse: Hutter (Gustav Von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Bom espero que esse filme e esse livro acabem indo para listinha de todos, pois você conhecendo a história do livro e as esquisitices para a criação e produção do filme é sensacional, eu não posso falar muito, pois uma das minhas aulas na faculdade de produção de áudio e vídeo foi direcionada em falar desse filme contando as curiosidades e a grande influência que teve para a produção do cinema hoje em dia e o livro com certeza foi à criação do primeiro vampiro (outra coisa que eu não posso falar muito Amo história de vampiros), o filme é antigo e mudo, mais podemos ver a evolução do cinema, mais com certeza o livro deve ser surpreendente . Então fica a dica de livro e filme e em breve teremos mais dicas e curiosidades de livros e filmes.





2 comentários:

  1. Hj resolvi visitar o blog e já na primeira olhada gostei....
    Bram Stoker foi um gênio e a adaptação para o cinema muito boa.
    Dica !! leiam o livro após assistir o filme é uma experiência muito boa.
    J.Perin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou do nosso blog e do post!
      Continue acessando para ver mais resenhas!
      :D

      Excluir